A Praia da Ponta Negra, um dos maiores cartões-postais de Manaus, foi oficialmente liberada para banho nesta quinta-feira (26). O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida durante uma coletiva de imprensa realizada no anfiteatro do complexo turístico. A reabertura ocorre após a histórica seca enfrentada pela região, que havia interditado temporariamente o local.
De acordo com o prefeito, o nível do rio Negro alcançou 17,38 metros, garantindo condições seguras para a utilização da área.
Carlos Valente, diretor-presidente do Implurb, destacou a importância de seguir regras de segurança. “A gente pede às pessoas que respeitem certas regras de segurança, como o banho somente até as 17h. Se você beber um pouquinho mais, dá uma maneirada, toma uma chuveirada e deixa passar um pouco o efeito do álcool, aí você toma o seu banho”, orientou.
Apesar da liberação, a prefeitura seguirá monitorando as condições de balneabilidade da praia. Laudos técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBM-AM) atestam que o local está seguro para os banhistas, mas ajustes poderão ser feitos caso necessário.