Início Amazonas Posto de saúde no Sambódromo registra seis atendimentos no primeiro dia de...

Posto de saúde no Sambódromo registra seis atendimentos no primeiro dia de desfiles do Carnaval de Manaus

O posto de saúde montado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) no Sambódromo de Manaus registrou seis atendimentos no primeiro dia dos desfiles das Escolas de Samba, na última quinta-feira (12/02). A unidade, que funcionará até terça-feira (17/02), foi estrategicamente organizada para oferecer atendimento ágil e resolutivo, servindo como suporte para casos de urgência e ocorrências clínicas de baixa complexidade durante toda a programação carnavalesca.


A equipe multiprofissional no posto é composta por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem. Eles estão preparados para lidar com as intercorrências que surgirem durante o evento e, se necessário, encaminhar pacientes para as unidades de urgência e emergência da rede estadual, garantindo a continuidade do cuidado.


Rede de urgência e emergência reforçada

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que, além do posto no Sambódromo, toda a rede de urgência e emergência do estado estará de prontidão durante o Carnaval. “No sambódromo, estamos atuando de forma integrada com a Fundação de Vigilância em Saúde, o Samu e as equipes do Corpo de Bombeiros, garantindo atendimento e segurança à população”, afirmou Maksoud. Ela acrescentou que 25 unidades de urgência e emergência funcionarão 24 horas, com mais de 15 mil servidores de plantão, e que no interior a Regulação garantirá a transferência de casos graves por meio da UTI Aérea.

Tipos de atendimentos realizados

Os atendimentos no posto médico do Sambódromo incluíram curativos, aferição e controle de pressão arterial e glicemia, além de assistência para dores abdominais, vômitos, quedas e casos de excesso de consumo de bebida alcoólica. A estrutura também está equipada para a estabilização de pacientes em situações graves, como paradas cardiorrespiratórias.

O posto médico continuará em funcionamento não apenas durante os desfiles, mas também no domingo (15/02), no Bloco das Piranhas, e na terça-feira (17/02), no Galo de Manaus, reforçando o compromisso com o suporte à população durante as festividades.

Ações integradas e preventivas

A SES-AM coordena suas ações de saúde durante o evento em integração com outros órgãos estaduais, otimizando o fluxo assistencial e os atendimentos no Sambódromo. Segundo Mônica Melo, coordenadora das Ações de Saúde no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o trabalho conjunto permite o monitoramento em tempo real e respostas mais rápidas às ocorrências.

Além da assistência direta, a SES-AM promove ações educativas e preventivas. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) atua no controle vetorial nos galpões das escolas de samba, na mobilização social, prevenção de ISTs, orientações para redução de acidentes e violência, e vigilância sanitária. A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) também reforça a importância da doação voluntária de sangue para manter os estoques hospitalares.

Com informações da Agência Amazonas de Notícias