Ponta Negra torna-se praia inclusiva com nova lei em Manaus

Foto: Divulgação

Por iniciativa do vereador Raiff Matos, proposta possibilita inclusão de pessoas com deficiência no mais tradicional balneário da capital

A praia da Ponta Negra vai contar com um sistema de acessibilidade para permitir o acesso e sua utilização por pessoas com dificuldade de locomoção permanente ou temporária. A Lei n.3243, de 22 de dezembro de 2023, foi sancionada pelo prefeito de Manaus, David Almeida, a partir de um projeto de lei de autoria do vereador Raiff Matos (DC) que beneficia as pessoas com deficiência na capital amazonense.

O sistema de acessibilidade vai contar esteira para passagem de cadeira de rodas e vagas de estacionamento reservadas, além de rampas de acesso à areia e sinalização sonora e piso tátil. O prefeito David Almeida vetou a inclusão de cadeiras anfíbias de fácil deslocamento pela areia e que flutuam na água.

“É uma grande conquista para as famílias de Manaus que têm parentes com alguma dificuldade de locomoção. Com essa lei, facilitamos o uso desse cartão postal da cidade de Manaus incluindo as pessoas com deficiência no acesso à praia. Agradeço ao prefeito David Almeida por reconhecer a importância da iniciativa”, disse o vereador.

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em levantamento realizado de julho a setembro de 2022, aponta que Manaus tem 119 mil pessoas com deficiência entre seus habitantes. Desse total, estima-se que 66.671 pessoas tenham algum tipo de deficiência motora.

“O nome do sistema é Praia para Todos, mas nós queremos é uma Cidade para Todos com a inclusão das famílias na acessibilidade de todos os aparelhos urbanos disponíveis em Manaus”, acrescentou o vereador Raiff Matos.