A Prefeitura de Manaus vai inaugurar, nas próximas semanas, em um dos cartões-postais naturais da cidade, a Ponta Negra, zona Oeste, um letreiro oficial, uma tendência mundial que há décadas serve de referência na paisagem, desde metrópoles até símbolos da indústria cinematográfica, como o clássico instalado na Califórnia (EUA), com as gigantes letras brancas de Hollywood.
A prefeitura tem programada a instalação de quatro letreiros turísticos em pontos distintos da capital, todos construídos com recursos de fonte de medida compensatória do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Os letreiros atraem olhares, câmeras e corações por onde são instalados e um dos objetivos do prefeito David Almeida é tornar Manaus ainda mais famosa e querida, ampliando a autoestima da população. Os mobiliários terão a palavra Manaus, corações e uma árvore estilizada, além de trazerem um mosaico de cores para que o público possa interagir com os objetos. O primeiro deles vai ocupar o complexo turístico Ponta Negra.
“O letreiro turístico é uma tendência mundial, com um papel de aumentar a visibilidade de espaços nas cidades. Manaus terá um na Ponta Negra, outro no Centro e os outros dois ficarão na zona Centro-Sul e outro na zona Norte. Estamos buscando as locações, criando links com as referências e atrativos turísticos da capital”, explica o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
Além do turismo e de serem pontos instagramáveis, os letreiros ainda vão ter uma funcionalidade social e de alerta à saúde.
“Durante as campanhas de saúde, que são simbolizadas pelas cores, como o Outubro Rosa, por exemplo, os letreiros vão ganhar os tons relacionados à campanha da ocasião”, completa Andrade. Os mobiliários da capital estão sendo produzidos por artistas locais.
Turismo
Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, a identidade visual da capital é de grande importância para o turismo, uma vez que visitantes e turistas de modo geral sempre levam registros fotográficos ou em vídeos de suas viagens.
“O letreiro com o nome Manaus, colorido, será mais um dos pontos de atração do complexo turístico Ponta Negra, um atrativo inovador que vai estimular a autoestima do manauense e de quem escolheu Manaus para morar”, observa Oliveira.
Ele lembra que algumas cidades brasileiras investiram muito em suas identidades visuais, a fim de que o turista se sinta acolhido e se identifique com o local, passando a ser um importante promotor na divulgação do destino, ampliando a publicidade, ação de marketing e de suas redes sociais.
“Manaus está ficando cada vez mais colorida, mais alegre e mais cuidada na gestão David Almeida e, por certo irá se tornar o melhor e maior destino turístico da Amazônia brasileira”, destaca.
Ícone
Um dos mais antigos letreiros de fama internacional, o de Hollywood, na cidade de Los Angeles, na Califórnia, existe no mesmo lugar desde 1923. São nove letras brancas, que deixaram de ser peças de marketing para habitar o imaginário, desde filmes clássicos até representação de glamour e sucesso. No Brasil e em outros lugares do mundo, como Cancun e Amsterdã, os símbolos passaram a ser referência das cidades, com suas letras gigantes, atraindo turistas para tirar selfies e interagir com o mobiliário.
Com informações da assessoria