
A intensificação do policiamento ostensivo e a aproximação direta das Forças de Segurança do Amazonas com a população resultaram em uma redução de 47% nos roubos a residências nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus, entre janeiro e dezembro de 2025. Os dados são do Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
16ª Cicom registra queda de 92,83% em roubos a residências
A área de atuação da 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que abrange os bairros Adrianópolis, Aleixo e o conjunto Petros, destacou-se com uma queda expressiva de 92,83% nos roubos a residências. O comandante da unidade, major Diego Pimentel, atribui o resultado à estratégia de Policiamento de Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCVs).
“Nós estamos trabalhando com um contato mais próximo à comunidade, fazendo o Policiamento de Relacionamento de Comunitários e Visibilidade (PRCVs), que são os pontos de reconhecimento junto à comunidade e de visibilidade em locais estratégicos onde estavam ocorrendo roubos a residências”, explicou o major.
Ele ressaltou a importância da comunicação direta com os moradores, disponibilizando um telefone de linha direta para acionamentos mais ágeis. “Estamos sempre à disposição, deixando nosso telefone de linha direta para acionamentos mais ágeis, para que consigamos reduzir cada vez mais esse índice na nossa área”, afirmou.
10ª Cicom também apresenta redução e destaca Rede de Vizinhos Protegidos
Na zona centro-oeste, a 10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), responsável pelos bairros Alvorada, Dom Pedro, Ajuricaba e os conjuntos Kissia e Débora, também registrou queda nos índices de roubos a residências. O comandante da unidade, major Anderson Cordeiro, destacou a integração entre o policiamento ostensivo convencional, a Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) e operações voltadas para a aproximação com a sociedade.
“O policiamento da 10ª Cicom se desenvolve de forma integrada, envolvendo o policiamento ostensivo convencional, a Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) e diversas operações que vêm sendo realizadas justamente para melhorar essa aproximação entre a comunidade e a segurança pública”, explicou.
Segundo o major, a Rede de Vizinhos Protegidos é uma ferramenta fundamental. “É uma ferramenta importante de integração entre a segurança pública e a sociedade. A população passa por um processo de orientação, há interação direta com os moradores e, por meio de grupos, conseguimos ser acionados para um atendimento imediato. As visitas também geram relatórios que subsidiam operações futuras, aumentando o policiamento em áreas específicas”, destacou.
Moradores elogiam presença e eficiência das polícias
Moradores das áreas beneficiadas ressaltam a presença constante e a eficiência das forças policiais. José Tupano, aposentado e morador do bairro Aleixo há 46 anos, elogiou a 16ª Cicom. “A 16° cicom é espetacular. Há uns cinco anos nós não temos mais a presença de bandidos, não aparece mais nada aqui porque eles estão sempre passando. Nós ficamos tranquilos e gratos à Polícia Militar, que faz esse serviço e se tornaram amigos da população. Quando a gente precisa de alguma coisa, é só ligar que eles vêm”, ressaltou.
Nasson Carvalho, outro morador da região, reforçou a sensação de segurança. “Traz muita segurança e quando passa uma viatura, ficamos mais tranquilos e sabemos que estamos protegidos”, disse.
Com informações da assessoria





