Início Cidades Polícia Militar do Amazonas inicia entrega de documentos para novos convocados em...

Polícia Militar do Amazonas inicia entrega de documentos para novos convocados em concurso

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciou nesta quinta-feira (19) o processo de entrega de documentos para os candidatos aprovados em concurso público. Um total de 600 convocados, sendo 500 para soldado e 100 para oficiais combatentes, deverão comparecer à sede do Comando-Geral da PMAM, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, até o dia 25 de fevereiro.


Formação em Março

Após a etapa de documentação, os aprovados estarão aptos a iniciar os Cursos de Formação de Soldados (CFSD) e Oficiais (CFO) no mês de março. O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou que essa convocação reforça o efetivo da corporação, que já conta com mais de 2,3 mil novos policiais.


Novas Oportunidades na Corporação

A convocada Deise Maria Cavalcanti da Silva, que já integrava a Polícia Militar do Pará, expressou sua satisfação em iniciar uma nova etapa como futura cadete da PM do Amazonas. “É uma satisfação tremenda estar aqui, fazendo a entrega da documentação, como futura cadete da PM do Amazonas. Grata a Deus por essa oportunidade”, afirmou.

Cursos Coordenados pela PMAM

Os cursos de formação são coordenados pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM. O Curso de Formação de Oficiais (CFO) será conduzido pela Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar, com duração de três anos. Já o Curso de Formação de Soldados (CFSD) terá um ano de duração e será comandado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Primeiras Disciplinas e Etapas Anteriores

As primeiras disciplinas dos cursos incluem instruções sobre Regimento Interno, Normas Gerais de Ação (NGA), Ordem Unida e atividades operacionais. Esta convocação faz parte de um chamamento maior de 800 aprovados nos certames de 2022 para as Forças de Segurança do Amazonas. Anteriormente, em 2023, foram convocados 1.121 policiais militares, e em fevereiro de 2025, mais 627.

Com informações da Agência Amazonas