
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 1,1 tonelada de entorpecentes e prendeu três homens, sendo dois colombianos e um brasileiro, em uma operação no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, no último sábado (14). Esta apreensão eleva para 5,4 toneladas o total de drogas confiscadas pelas Forças de Segurança do estado em menos de cinco dias, gerando um prejuízo superior a R$ 140 milhões ao crime organizado.
Na última quarta-feira (10), uma operação integrada entre a Companhia de Operações Especiais (COE), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Federal e Polícia Peruana resultou na apreensão de 4,3 toneladas de drogas no Rio Solimões, além de armamentos, munições e embarcações.
O governador Wilson Lima destacou os investimentos do Governo do Amazonas no fortalecimento da segurança pública, incluindo o uso de tecnologia, inteligência e equipamentos modernos para o combate ao narcotráfico. “Um dia ruim para o crime organizado é um dia bom para o povo do Amazonas”, afirmou.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, ressaltou a importância das ações integradas e a continuidade dos trabalhos de rotina, mesmo durante o período de carnaval. “As operações rotineiras continuam e isso é prova desse trabalho”, disse, elogiando o empenho das equipes da 28ª Cicom e da inteligência da PMAM e PC-AM.
O comandante também informou que, nos primeiros 50 dias de 2026, as Forças de Segurança já apreenderam mais de 9 toneladas de drogas, superando o total do mesmo período no ano anterior.
Ocorrência detalhada
A operação que resultou na apreensão de 1,1 tonelada de entorpecentes começou com uma denúncia anônima recebida pela 28ª Cicom por volta das 23h45 de sábado. A informação indicava intensa movimentação suspeita em um estaleiro na rua da Olaria.
Ao chegarem ao local, os policiais militares observaram a movimentação em uma embarcação e conseguiram deter um homem, que se identificou como vigia do local. Ele informou que os responsáveis pelo carregamento estariam em uma construção próxima. A equipe localizou a dupla de colombianos na posse de 10 tabletes de maconha skunk.
Segundo o capitão PM Braúlio Carvalló, comandante da 28ª Cicom, informações de inteligência já apontavam movimentação na área, mas a denúncia anônima foi crucial para a localização precisa do carregamento. As irregularidades na embarcação, que apresentava pintura recente e solda desproporcional, levaram os policiais a solicitar apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para a abertura dos compartimentos.
Dentro da embarcação, foram encontrados diversos tabletes, totalizando 1,1 tonelada de drogas, sendo 992 quilos de maconha skunk e 119,5 quilos de cocaína. O prejuízo estimado para o crime organizado é de aproximadamente R$ 30 milhões.
Investigações e denúncias
Os três homens presos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, afirmou que as investigações continuarão para identificar o destino final da droga e atingir as organizações criminosas.
Fraga ressaltou a importância das denúncias anônimas feitas pelos canais 181, 190 e 197, que garantem o anonimato e são essenciais para o combate ao crime no Amazonas.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias





