Polícia Civil do Amazonas recebe 63 novos profissionais convocados do concurso público de 2022

Governador Wilson Lima empossa servidores da Polícia Civil e fortalece atuação da segurança na capital e interior foto Arthur Castro Alex Pazuello e Diego Peres Secom
Foto: Arthur Castro, Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima empossou, na quinta-feira (27), mais 63 servidores da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), entre policiais civis e peritos, que vão atuar em todo o estado. Com os novos profissionais, o trabalho da PC-AM será fortalecido, com envio de parte dos novos profissionais para municípios do interior. A convocação do grupo, aprovada no concurso público das Forças de Segurança em 2022, faz parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, que prevê reforço no efetivo policial.


De acordo com o governador Wilson Lima, a convocação dos servidores faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para combater a criminalidade, sobretudo o crime organizado, tendo como base investimentos em infraestrutura, tecnologia e recursos humanos. Com a nova chamada, o Governo do Amazonas alcança 250 policiais civis convocados pelo certome de 2022, o que não era realizado na Polícia Civil desde 2011.

“Nós temos dado atenção para a capital, mas também com um foco muito grande no interior, porque com a convocação que fizemos agora para suprir o interior, teremos 100% dos municípios do Amazonas com a Polícia Civil. Até 2019, mais de 50% do Amazonas não tinha a Polícia Civil, só a Polícia Militar. Com isso vamos dar uma tranquilidade maior para quem mora no interior”, destacou o governador Wilson Lima.

Na solenidade foram empossados 10 delegados, 7 escrivães, 38 investigadores e 8 peritos criminosos. Os delegados, escrivães e pesquisadores serão lotados em 23 municípios do interior, enquanto os peritos vão reforçar a perícia técnica na capital, pelo Instituto Médico Legal (IML). A convocação do efetivo foi anunciada pelo governador Wilson Lima em fevereiro deste ano.

O delegado Igor Nunes, de 28 anos, foi um dos aprovados no concurso público e conquistou o primeiro lugar no certame. Formado em Direito, ele trabalhou como advogado e assumirá o desafio no cargo.

“Foi um momento de extrema felicidade ver meu nome no Diário Oficial, coroando muitos anos de estudo. Espero poder retribuir aqui no estado e com todo o comprometimento entregar a segurança pública efetiva para o Amazonas”, afirmou o delegado.

Histórico

A primeira posse dos aprovados no concurso público, realizada em 2022, foi em dezembro de 2023. Na ocasião, 163 policiais civis foram empossados durante uma solenidade realizada na Delegacia Geral. Entre eles estavam 34 aprovados para o cargo de delegado, 34 escrivães, 12 peritos (legista, criminal e odontolegista) e 83 investigadores.

Em setembro de 2024, menos de um ano após a primeira posse, mais 24 aprovados para os cargos de delegado, escrivão e investigador tomaram posse, sendo 8 delegados, 7 escrivães e 9 investigadores.

Resultados

O governador ressaltou, também, o resultado dos investimentos do Governo do Amazonas na Segurança, com o reforço do efetivo e a convocação de mais de 2,8 mil aprovados para as polícias Civil e Militar e Secretaria de Segurança (SSP-AM), além do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), no concurso de 2022, com apreensões registros de drogas em 2024, totalizando mais de 43 toneladas, aumento no número de prisões e redução de indicadores criminosos em Manaus e no interior.

Somente em 2024, as investigações conduzidas pela Polícia Civil tiveram como saldo a apreensão de 19,2 toneladas de drogas em todo o estado. Além disso, o trabalho da Polícia Civil permitiu o crescimento de 90% no cumprimento de mandatos de prisão na capital e no interior em 2024, em comparação com 2023. Aumento de prisões relacionadas a crimes contra a mulher, crianças, adolescentes; A redução de 30% nos roubos de veículos – a 5ª maior redução do Brasil – também revelou a evolução nos indicadores de 2024.

Em 2025, o Amazonas também fechou o primeiro bimestre com mais da metade dos municípios sem registros de homicídios. Em 2024, o índice geral no estado apresentou uma redução de 16%, enquanto a média nacional foi de 5%. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP), o Amazonas subiu na área de segurança pública, saindo de 24º lugar, em 2022, para 7º, em 2024, o melhor resultado em nove anos.

Com informações da assessoria