Periquitos morrem e mais de 15 ficam gravemente feridos após imprudência no trânsito de Manaus

Foto: Joedi Porto/Sepet

Equipe da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) resgatou dezenas de periquitos que foram atropelados na noite de sexta-feira (26), na avenida Ephigênio Salles, zona Sul de Manaus, após um condutor de veículo de grande porte trafegar em alta velocidade, desrespeitando a sinalização existente no local, que indica limite de velocidade, proibição de circulação de veículos pesados na faixa esquerda da via e alerta para a permanência frequente das aves na área.


Motoristas que transitavam pela via flagraram o momento em que um caminhão, em velocidade incompatível com a via, provocou o deslocamento dos periquitos que estavam abrigados nas árvores às margens da pista e, em seguida, atropelou dezenas de animais, resultando em mortes e ferimentos graves às aves.


Foto: Joedi Porto/Sepet

Resgate

Um integrante da equipe da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), que passava pelo local no momento do ocorrido, presenciou a situação e, com o apoio de outros motoristas, realizou o resgate dos animais que ainda apresentavam sinais vitais, além da retirada dos corpos dos periquitos mortos da pista, evitando novos atropelamentos.

Foto: Joedi Porto/Sepet

Atendimento

Os animais feridos foram encaminhados imediatamente ao Hospital Público Veterinário, onde receberam atendimento de emergência. Ao todo, mais de 15 periquitos deram entrada na unidade. A equipe médico-veterinária identificou fraturas, lesões múltiplas e traumatismos decorrentes do impacto.

Foto: Joedi Porto/Sepet

A secretaria reforçou ainda o pedido de colaboração da população para identificar o condutor. Para denunciar, entre em contato através do número (92) 98127-0070.

Com informações da assessoria