Uma pesquisa liderada por pesquisadores canadenses mostrou que pessoas com Covid-19 podem perder o olfato e o paladar por até cinco meses após a infecção. O trabalho será apresentado na 73ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, que será realizada virtualmente entre 17 e 22 de abril.
Segundo Johannes Frasnelli, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Quebec em Trois-Rivieres, as pesquisas anteriores haviam mostrado que a maioria das pessoas perde o olfato e o paladar nos estágios iniciais da doença. “Queríamos ir mais longe e ver por quanto tempo essa perda de olfato e paladar perdura e quão severa é em pessoas com a doença”, afirmou o cientista ao site EurekaAlert.
O estudo envolveu 813 profissionais de saúde com teste positivo para Sars-CoV-2. Cada participante preencheu um questionário online e realizou um teste caseiro para avaliar o paladar e o olfato cerca de cinco meses após o diagnóstico. Os voluntários classificaram seus sentidos em uma escala de zero a 10, onde zero significa nenhum sentido e 10 uma forte percepção.
Confira a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Manaus Alerta