Patrono da Marinha do Brasil é homenageado com monumento na Praia da Ponta Negra, em Manaus

O Comando do 9o Distrito Naval homenageará o Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, com a inauguração de estátua na Praia da Ponta Negra, na próxima terça-feira (13), às 10h.

A cerimônia, que faz parte das comemorações do bicentenário da independência do País, também homenageará o Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro em toda a Força Naval, e condecorará personalidades militares e civis que tem importante trabalho em prol da Marinha do Brasil e da Pátria com a Medalha Mérito Tamandaré.

Almirante Tamandaré

Nascido em 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação do país, a exemplo de lutas pela Independência do Brasil e a Guerra do Paraguai.

Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses do Brasil sempre estiveram acima da sua própria vontade ou dos seus interesses pessoais.

Seus exemplos e virtudes servem como inspiração não somente para as atuais gerações de
marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos.