Passageiros deportados dos EUA embarcam rumo ao destino final após assistência do Governo do Amazonas

Os deportados ficaram acomodados em uma sala no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde receberam comida, água, colchões e atendimento durante as 16 horas em que permaneceram no local
Os deportados ficaram acomodados em uma sala no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde receberam comida, água, colchões e atendimento durante as 16 horas em que permaneceram no local FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Os brasileiros chegaram ao Amazonas na noite de ontem, quando a aeronave que os levaria até Belo Horizonte apresentou problemas.


Os 84 passageiros deportados dos Estados Unidos embarcaram com segurança rumo ao destino final, em Minas Gerais, na tarde deste sábado (25/01). Durante o período em que permaneceram em Manaus, receberam assistência integral do Governo do Amazonas, que garantiu acolhimento adequado, com fornecimento de colchões, alimentação, água e atendimento médico.


Os brasileiros chegaram a Manaus na noite de sexta-feira (24/01), onde a aeronave que os levaria até Belo Horizonte apresentou um problema técnica. Durante a permanência na capital amazonense, por determinação do governador Wilson Lima, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Defesa Civil se mobilizaram para prestar suporte às necessidades dos passageiros.

WhatsApp Image at
Deportados dos EUA FOTOS: Alex Pazuello/Secom
Deportados dos EUA
Deportados dos EUA FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Os deportados ficaram acomodados em uma sala no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde receberam comida, água, colchões e atendimento durante as 16 horas em que permaneceram no local. A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou a importância do acolhimento humanizado.

“Fizemos um atendimento humanizado, com alimentação, apoio psicológico para que essas pessoas conseguissem seguir viagem de forma humanizada, atendendo a uma determinação do governador Wilson Lima”, afirmou a secretária.

Cerca de 25 bombeiros também participaram da ação, prestando suporte direto. O comandante de Socorro, tenente Newton David Hansen, explicou que a equipe esteve preparada para atender a qualquer eventualidade de saúde.

“O objetivo principal era fazer qualquer tipo de atendimento, se fosse necessário. A maioria dos atendimentos foi apenas pré-hospitalar”, explicou o comandante.

Entre os passageiros estava Alisdete Gonçalves, de 49 anos. Ele agradeceu o apoio recebido pelo Estado.

“A gente nem esperava por esse acolhimento. Fomos muito bem atendidos pelo estado do Amazonas, com médicos, técnicos e o Corpo de Bombeiros. Parabenizamos o governo”, disse Alisdete.