
A Prefeitura de Manaus avança em ritmo acelerado nas obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, um projeto arquitetônico inédito no Estado com assinatura do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Localizado no Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, o parque promete ser um novo polo de atração turística e cultural, valorizando a paisagem amazônica e o espetáculo natural do encontro dos rios Negro e Solimões.
Avanços significativos nas estruturas
As obras do restaurante estão 100% concluídas nos pilares, aguardando a próxima fase de formas, armaduras de vigas e laje de cobertura. Na Oca, espaço multiuso do parque, a forma e o escoramento das vigas e laje do térreo foram finalizados. A estrutura está recebendo as armaduras e ferragens para a concretagem, que contará com o apoio de cabos de protensão, fios de aço de alta resistência trançados para reforçar o concreto. A previsão é iniciar a moldagem da cúpula na segunda quinzena de fevereiro e início de março.
Estabilização do talude e infraestrutura completa
No talude, os trabalhos se concentram na execução das estacas de jet grouting, um método moderno de estabilização do solo por injeção de alta pressão. Faltam menos de 30 estacas inclinadas de 44 metros para a conclusão deste processo. As canaletas de concreto na borda do talude, interligadas à escada hidráulica, estão 100% prontas e visam a captação de águas pluviais, prevenindo erosões. A infraestrutura de esgotamento sanitário na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a elétrica para os postes de iluminação também estão em pleno avanço. Nas demais áreas do parque, equipes trabalham na pavimentação de calçadas, confecção de postes metálicos, gradil e instalações de incêndio enterradas.
Um projeto grandioso e complexo
O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou a complexidade e a grandiosidade da obra, que funciona em tempo integral, inclusive aos domingos, para acelerar sua conclusão. “O espaço gourmet com os quiosques está praticamente concluído e vai permitir que a população possa tomar um tacacá, comer um x-caboquinho, apreciando esta vista incrível”, afirmou. Oscar Niemeyer, em 2005, descreveu o projeto como uma resposta à beleza singular do encontro das águas, um ponto de atração incomparável.
Turismo, cultura e lazer em mais de 120 mil m²
Com mais de 120 mil metros quadrados e um mirante privilegiado para o encontro dos rios, o parque Encontro das Águas Rosa Almeida integrará turismo, meio ambiente, lazer e arquitetura monumental. A estrutura contará com espaço multiuso, restaurante, quiosques, áreas verdes, espaços de contemplação, trilhas, acessibilidade plena e estruturas de convivência, prometendo transformar a área em um destino de contemplação e valorização da Amazônia.
Com informações da assessoria





