Parintins 2024: Polícia Militar intensifica patrulhamento a pé e motorizado na Ilha Tupinambarana

foto: Fernando Gama e Israel Amorim

Com o foco em garantir a segurança dos turistas, moradores e visitantes que vão participar do 57º Festival de Parintins 2024, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) intensifica as ações de patrulhamento a pé e motorizado nas áreas estratégicas e pontos turísticos, conhecidos por concentrar e receber grande fluxo de pessoas, em Parintins.

O reforço faz parte do planejamento da Operação Parintins 2024 e conta com efetivo de várias unidades policiais, além de 90 alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel Neper da Silveira Alencar (APM), que estão atuando no policiamento interno dos eventos realizados na Ilha Tupinambarana.

Segundo o coordenador da Operação Parintins 2024, tenente-coronel PM Freitas, os principais patrulhamentos que estão sendo executados em Parintins são o Policiamento Ostensivo Geral (POG) a pé e motorizado.

Ainda segundo o tenente-coronel, no patrulhamento motorizado são utilizadas viaturas e motocicletas em locais de acesso mais complexo ou para intervenções rápidas. As motos, em particular, serão utilizadas tanto em áreas urbanas quanto em pontos mais afastados, como o Balneário Canta Galo e as proximidades do Porto de Parintins.

De acordo com o major Paulo Furtado, comandante do Policiamento Motorizado na Operação Parintins 2024, a modalidade de policiamento está atuando na área do Bumbódromo, Porto, aeroporto, Praça da Catedral e todos os lugares de grande movimentação.

O efetivo da PMAM empregado na modalidade motorizada está atuando em três turnos, com 16 viaturas empregadas em cada turno, com policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Parintins, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, Ronda Maria da Penha e Companhia de Policiamento Turístico (CPTur).

Linhas-diretas da PMAM no Festival de Parintins

A Polícia Militar do Amazonas ativou os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554 do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), (92) 98842-1741 da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha. Além disso, o disque-denúncia 190, da PMAM, e o 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também estão em funcionamento na Ilha Tupinambarana.

Com informações da assessoria

Clique aqui para acessar o link