‘Para bandido não se pode dar moleza’, diz David Almeida sobre Guarda Municipal armada

O prefeito David Almeida foi enfático ao defender o projeto de armar a Guarda Municipal de Manaus, em coletiva nesta quinta-feira (17). Durante o evento de lançamento do program “Mais Manaus”, uma jornalista perguntou o por quê de colocar armas na mão de guardas municipais.

A jornalista justificou que a segurança pública já uma atribuição do Governo do Estado, com as Forças de Segurança Pública, então para quê armar também a Guarda Municipal.

David respondeu. “Apenas duas cidades capitais brasileiras não tem Guarda Municipal armada, Manaus é uma delas”, na sequência jornalista pergunta novamente o por quê da medida, e David completa. “Pela necessidade de ter mais segurança pública”, disse.

Leia também: Uso de arma de fogo para Guarda Municipal é aprovado na Aleam

O prefeito também usou como exemplo o incêndio criminoso causado na “Bola das Letras”, durante os atentados sofridos em Manaus e interior, de autoria da facção criminosa Comando Vermelho. Na opinião de David, os ataques poderiam ter sido evitados se os guardas municipais que estava no momento, estivessem armados.

“Eu tinha três guardas municipais lá na Bola das Letras, quando chegaram três marginais, bandidos, vagabundos. Eles [guardas] ficaram assistindo os caras tacarem fogo na Bola das Letras. Se eles [guardas] tem armas, eles tinha autorização de derrubar aqueles três vagabundos para serem exemplos para todos”, disse David.

E completou. “Eu sou de um bairro, do Morro da Liberdade. Para bandido, vagabundo não de pode dar moleza. Se eu puder dar arma para ele [guarda], chicote, chibate, que ele dê nesses vagabundos”, finalizou.

Guarda Municipal armada

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 04) que trata do treinamento, capacitação e utilização de armas de fogo e inclui as Guardas Municipais no rol dos órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) foi aprovada na 53ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na última quarta-feira (16), para ser constituída com direitos e obrigações reguladas em Lei Orgânica e Lei Municipal, em todo os municípios do Estado.

 

 

Portal Manaus Alerta