
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) prendeu, na quarta-feira (26) cinco pessoas por recepção e apreendeu 109 aparelhos celulares. A ação foi realizada durante a operação RecuperaFone 5, no bairro Manoa, zona Norte de Manaus.
O diretor do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, explicou que uma equipe chegou até os suspeitos, após a localização de diversos celulares roubados que constavam na mesma localização.
“Foi uma operação que iniciou através da última localização dos aparelhos adquiridos. Nós averiguamos esse último local que caiu justamente em lojas de assistências técnicas de celulares, que fazem os bloqueios dentro das peças. Diante dessas informações, fomos até o local e averiguamos que havia pessoas ali com os celulares roubados”, disse o diretor.
No total, oito estabelecimentos foram fiscalizados, sendo três deles apresentando o IMEI de celulares roubados. Ainda na ação, três homens e duas mulheres que estavam nas lojas foram presos por recepção complicada.
“Todos foram prolongados para o NIRC, onde foi lavrado o auto de prisão de flagrante e, em breve, serão encaminhados para audiência de custódia”, explicou Hitotuzi.
Intimações
Conforme Bruno, o NIRC continua enviando intimações via WhatsApp, para recuperar os aparelhos adquiridos e furtados. “O núcleo vem trabalhando incansavelmente e não é somente nessas operações. Diariamente, íntimamos diversas pessoas que foram compradas, infelizmente, esses celulares roubados e transportados os celulares aqui até o NIRC. Caso ela entregue o celular, não responderá procedimento algum. Caso não entregue, irei responder”, disse.
Com informações da assessoria