O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), lançou, nesta terça-feira (12), a Operação Natal Mais Seguro 2024, com o objetivo de garantir a segurança da população durante o período de compras e festividades de fim de ano, tanto na capital quanto no interior do estado. O lançamento aconteceu na Praça Heliodoro Balbi, localizada na avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus.
A operação é coordenada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e se estenderá até o mês de janeiro do próximo ano, contará com o reforço, em Manaus e no interior, de aproximadamente 1.800 policiais militares, divididos em escala de serviço de três turnos, o equivalente a 600 PMs por dia, nos horários das 7h às 23h, de domingo a domingo.
Deste efetivo, 1.400 serão empregados em Manaus, sendo 1 mil alunos-soldados em estágio supervisionado; e 400 PMs nas cidades do interior. Todas as modalidades de policiamento (viaturas, motocicletas, Ciclopatrulha, Cavalaria e a pé) serão utilizadas nas ações. Integram a operação equipes policiais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), de Policiamento Especializado (CPE), do Interior (CPI), Unidades Administrativas e do Serviço Extra Gratificado (SEG), além do emprego de 156 viaturas.
“Pela primeira vez em 13 anos, a Segurança Pública apresenta os alunos-soldados que estarão reforçando a segurança nas áreas comerciais de Manaus. Isso consolida um projeto de Segurança Pública idealizado pelo governador Wilson Lima, em que se previu um Plano de Segurança, lá atrás, e já estava no planejamento o plano de concurso público com chamamento, capacitação, treinamento para que esses profissionais pudessem estar atuando”, disse o secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida.
Atuação
O efetivo será empregado nas áreas comerciais e bancárias com grande movimentação, principalmente na área central, Vieiralves, Manôa, Alvorada, Parque 10 de Novembro e avenida Hilário Gurjão, entre outras. A presença dos policiais militares evita o cometimento de delitos e auxilia na prevenção de práticas criminosas recorrentes nesse período, como crimes contra o patrimônio, furtos, roubos, latrocínios, estelionato e arrombamentos, especialmente em comércios e residências.
Além disso, a intensificação do policiamento coíbe o uso de veículos com restrições e a presença de indivíduos armados, contribuindo para um ambiente mais seguro para a população e para o comércio local durante as compras de fim de ano e festividades.
“Nosso objetivo é aumentar a presença policial ostensiva no centro comercial, Vieiralves, Alvorada, Parque Dez, no centro comercial da zona leste, e toda as áreas comerciais e bancárias. O intuito é reduzir índices, garantir paz e tranquilidade para que as pessoas venham aos centros comerciais fazer suas compras e tenhamos um final de ano tranquilo como foi o ano passado, com menor índice de ocorrência tanto no Natal quanto no Ano Novo”, comentou o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Thiago Balbi.