O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou durante a operação Lei Seca, entre a sexta-feira (30) e o domingo (1º), 65 condutores dirigindo sob a influência de álcool tanto em Manaus, quanto na Rodovia AM-070, que leva ao município de Manacapuru, onde ocorreu o 26º Festival de Cirandas.
De acordo com Arthur Cruz, coordenador-geral da Fiscalização do Detran Amazonas, ao longo dos três dias foram abordados 472 veículos, sendo 329 carros e 143 motocicletas. “Essas abordagens tiveram como principal finalidade evitar acidentes em decorrência do abuso de bebida alcoólica ou de outras substâncias psicoativas. Por isso estivemos com a operação Lei Seca tanto na capital, quanto na Região Metropolitana”, detalhou Arthur.
Ainda de acordo com ele, 17 condutores se recusaram a passar pelo Teste do Etilômetro, que mede a concentração de álcool etílico no organismo, popularmente conhecido como “Bafômetro”.
É necessário que os condutores entendam, explicou o coordenador-geral, que ao consumir bebidas alcoólicas ou outros tipos de substâncias, a capacidade cognitiva fica comprometida, podendo causar acidentes até mesmo com vítimas fatais. “Reforçamos que, caso o condutor queira fazer o uso de bebida alcoólica, que evite dirigir. Utilize transporte por aplicativos, táxis ou pegue carona com quem não esteja consumindo álcool”, finaliza.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica, sofrem penalidade de multa no valor de R$ 2. 934,70, tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa pelo período de 12 meses.