
A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), em colaboração com a Polícia Civil, apreendeu cerca de 15 kg de medicamentos em situação irregular durante uma operação realizada na quinta-feira (12) em tabacarias da capital. A ação também identificou estabelecimentos operando sem a devida documentação.
A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, explicou que a Vigilância foi acionada pela Polícia Civil para auxiliar em uma investigação sobre venda de drogas e armas ilegais. Durante a inspeção, o foco foi verificar o licenciamento sanitário e a conformidade dos produtos comercializados.
Três tabacarias foram inspecionadas nas zonas Leste, Centro-Oeste e Centro-Sul. Em dois estabelecimentos, foram encontradas irregularidades. Na zona Leste, uma tabacaria comercializava medicamentos antiácidos, prática proibida para locais que não sejam farmácias. Além disso, foram encontrados compostos à base de ervas sem indicação terapêutica, que totalizaram 15 kg e foram apreendidos para descarte adequado.
Já em uma tabacaria na zona Centro-Sul, os fiscais constataram a ausência total de documentação para funcionamento, caracterizando operação clandestina. O estabelecimento foi interditado e seus proprietários foram notificados a buscar a regularização.
Os responsáveis pelos estabelecimentos autuados responderão a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multas que variam de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), com o valor atual de R$ 152,78 por UFM, além de outras penalidades cabíveis. A ação visa prevenir riscos sanitários para a população.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias através da Ouvidoria da Visa Manaus pelo telefone (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h) ou pelo e-mail [email protected].
Com informações da Semsa





