Operação ‘Criança Segura’ retira mais de 1,5 mil brinquedos do comércio de Manaus

foto: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Às vésperas do Dia das Crianças, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) verificou mais de 10 mil produtos infantis no comércio de Manaus durante a operação “Criança Segura”. De acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (9), a ação resultou na retirada de mais de 1,5 mil brinquedos de circulação e cinco empresas notificadas.

A operação, que é uma ação nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), percorreu 47 estabelecimentos localizados nas zonas norte, leste e centro da capital amazonense.

De 2 a 6 de outubro, os fiscais intensificaram as ações sobre itens infantis como brinquedos, carrinho de bebê, berço, cadeira de alimentação e bicicletas para verificar se esses itens possuíam o Selo de Identificação da Conformidade com o número do registro do produto no Inmetro, a marca do Instituto e o nome do Organismo responsável pela Certificação do Produto (OCP).

Conforme o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, os mais de 1,5 mil brinquedos foram retirados do mercado de Manaus por não possuírem o CNPJ registrado e o Selo do Inmetro. Os representantes dos cinco estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades terão prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. A multa pode variar de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.

Com informações da assessoria de imprensa