Operação ‘Cavalo de Aço’ fiscaliza quase 600 motos e reforça segurança em Manaus

operação Cavalo de Aço ()
Foto: Karol Silva/IMMU

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), realizou nesta terça-feira (18) mais uma edição da operação ‘Cavalo de Aço’. A ação ocorreu na avenida Nathan Xavier, zona Norte da cidade, e teve como objetivo fiscalizar motocicletas irregulares e garantir mais segurança no trânsito.


Balanço da operação

Durante a ação, foram abordadas 598 motocicletas, resultando em:

  • 102 autuações por infrações de trânsito;
  • 14 remoções de veículos para o parqueamento;
  • Identificação de motos sem licenciamento, condutores sem CNH e uso de calçados inapropriados;
  • Registro de infrações como transporte irregular de passageiros e equipamentos de segurança ausentes.

Segurança viária e combate a irregularidades

O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, ressaltou que a fiscalização tem papel fundamental na redução de acidentes e organização do trânsito. Segundo ele, muitas motocicletas circulam sem as mínimas condições de segurança, colocando em risco motoristas, pedestres e outros condutores.

Apoio da Polícia Militar e impacto no trânsito

O sargento do BPTran, Alexandre Asamoro, destacou que a operação não se limita apenas à segurança viária, mas também auxilia na prevenção de crimes.

“Com essa ação, conseguimos identificar infratores que podem estar cometendo crimes, como assaltos e roubos de veículos. Além disso, verificamos condições essenciais para a segurança no trânsito, como pneus em bom estado, faróis funcionando e presença de retrovisores”, afirmou o sargento.