
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Fiscalização de Trânsito, em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran), efetuou 339 operações ‘Carga Pesada’, de janeiro a novembro de 2025, onde foram registradas 3.283 infrações veiculares.
Também foram removidos 242 veículos por irregularidades que comprometem a segurança viária. O coordenador geral da Fiscalização do Detran Amazonas, Arthur Cruz, ressalta que as fiscalizações em torno dos veículos de grande porte foram intensificadas para garantir a redução do número de acidentes e salvar vidas. “O Detran Amazonas intensificou as operações Carga Pesada, culminando no aumento de 137% de veículos removidos das vias. É importante ressaltar que vamos continuar trabalhando nessa frente durante o ano de 2026”, afirma ele.
Dentre as infrações mais frequentes estão: veículo em mau estado de conservação (429), equipamento obrigatório em desacordo com o Contram (377), equipamento obrigatório ineficiente/inoperante (223), ausência de equipamento obrigatório (174) e defeito em iluminação/sinalização (127).
Comparativo
A título de comparação, no ano de 2024, no mesmo período, foram registradas 2.660 autuações, um aumento de 23,4% em 2025, além de 102 remoções, tendo acréscimo de 137,2% também neste ano.
Arthur finaliza, ainda, falando sobre a finalidade da fiscalização Carga Pesada. “Essa fiscalização tem como objetivo garantir a segurança viária, pois o menor descuido pode ocasionar acidentes graves e até mesmo fatais”.
Com informações da assessoria





