
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou, na quarta-feira (19), mais uma edição da Operação Carga Pesada, com foco na fiscalização de veículos de grande porte e no reforço da segurança viária. A ação aconteceu em diferentes pontos do Distrito Industrial, abrangendo as zonas Leste e Sul de Manaus.

Irregularidades encontradas
Durante a operação, foram identificadas diversas infrações, principalmente relacionadas ao estado precário de caminhões e irregularidades no transporte alternativo, os conhecidos “amarelinhos”. Entre os problemas constatados estavam:
- Pneus em mau estado de conservação;
- Placas sem lacre de segurança;
- Cor do veículo adulterada;
- Motoristas sem cinto de segurança;
- Uso de calçados inadequados para condução.
O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, destacou que o objetivo da operação é reduzir os índices de acidentes envolvendo veículos pesados.

Motoristas de ‘amarelinhos’ flagrados sem CNH
A fiscalização também encontrou um motoristas de transporte alternativo circulando sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de outros que dirigiam mesmo com a habilitação suspensa. Um dos casos mais graves envolveu um condutor de 29 anos, que teve a CNH suspensa devido a um crime de trânsito ocorrido em 2022 (homicídio culposo). Durante a abordagem, também foi encontrada com ele uma quantidade de entorpecente. Além disso, o motorista já possuía uma prisão temporária por tráfico de drogas e roubo.

Outro condutor foi autuado por não possuir CNH e ainda tentou alegar que não dirigia o veículo no momento da abordagem, mas foi identificado pelos agentes de trânsito.

Compromisso com um trânsito mais seguro
Segundo o agente de trânsito Cléber Rodrigues, a operação verificou também a validade da CNH dos motoristas, a regularidade dos documentos obrigatórios e as condições gerais dos veículos que possam comprometer a segurança viária.

A Operação Carga Pesada reforça o compromisso do Detran-AM em fiscalizar, reduzir acidentes e promover um trânsito mais seguro em Manaus. O órgão segue realizando fiscalizações constantes para coibir infrações e garantir que apenas motoristas devidamente habilitados circulem nas vias públicas.
