
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), intensificou as ações de policiamento ostensivo com a Operação Águia/Ação Demolidor. A iniciativa visa reforçar a segurança em áreas comerciais de Manaus e em locais onde ocorrerão os eventos pré-carnavalescos, que iniciaram na última semana. A operação, que começou na quarta-feira (05/02), não tem data prevista para encerramento.
O coronel Alysson Lima, comandante do CPE, explicou que o efetivo das tropas especializadas se somará às equipes de patrulhamento comunitário, fortalecendo a presença policial diuturna nas ruas da capital. A operação serve como resposta imediata da PMAM ao aumento de circulação de pessoas característico do período pré-carnavalesco.
Ações preventivas e ostensivas
As ações da Operação Águia incluem patrulhamentos, abordagens e ocupações estratégicas em diversas regiões de Manaus. O objetivo principal é intensificar a visibilidade da Polícia Militar em locais de maior movimentação, especialmente em centros comerciais, para que a população sinta a segurança garantida.
O ponto de encontro e montagem de serviço das equipes policiais é o pátio da sede do CPE, localizado na Rua Tiradentes, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
Efetivo especializado mobilizado
A operação conta com 68 policiais militares e 17 viaturas das seguintes tropas especializadas:
- Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam)
- Companhia de Operações Especiais (COE)
- Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte)
- Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque)
- Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer)
- Regimento de Policiamento Especializado Coronel Bentes (RPMon)
- Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães)
Como denunciar
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a acionar o disque denúncia 190 imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Com informações da assessoria





