Uma onça-pintada foi criticada na internet, após uma série de fotos raras, publicadas no Twitter, mostrar um exemplar da espécie comendo uma capivara. O resultado foi uma longa discussão sobre violência na natureza, que terminou com um “cancelamento” do mamífero.
Primeiro, um pouco de biologia. A onça-pintada (Panthera onca), típica das Américas do Sul e Central, é um dos maiores felinos do mundo e um predador voraz. Possui mandíbula mais poderosa que a de tigres e leões, o que a torna capaz de quebrar a cabeça de um jacaré ou cascos de tartaruga.
Nem essas habilidades predatórias parecem ter feito alguns entenderem que a onça caça. O animal não costuma perdoar uma presa dando sopa.
João Pedro Salgado, estudante de biologia da UFRJ, fotógrafo da natureza e criador do perfil Biodiversidade Brasileira, descobriu isso com o típico humor estranho do Twitter.
O estudante e influenciador publicou as fotos de uma onça almoçando uma capivara no Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Foi um momento feliz e único para ele, mas um tornado de emoções na rede social — a ponto de ficar difícil distinguir o que era uma reação natural ou uma isca para atrair centenas de likes.
Foram mais de 10.000 retuítes, 63.000 curtidas e quase 2.000 respostas. Algumas chamaram bastante atenção, principalmente as que “cancelaram” o animal por caçar tão bem e matar outro. Outra classe de comentários questionou o próprio fotógrafo, que não ajudou a capivara.