‘O Brasil caminha para ser a oitava economia mundial em 2024’, diz Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em visita oficial ao Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite de segunda-feira (5), do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Chile. O evento reúne cerca de 500 empresários de ambos os países com objetivo de proporcionar oportunidades de negócios e estreitar as relações comerciais entre as duas economias. “Se o Brasil e o Chile atingem um comércio de R$ 13,5 bilhões, isso representa o fortalecimento do nosso continente”, declarou Lula durante o evento.

Em seu discurso, Lula destacou a importância da boa relação com os países da América Latina para a cooperação em acordos econômico-sociais. “A integração com os vizinhos voltou a ser prioridade para o Brasil. Essa certeza gera confiança para negociar e investir. Essa visita representa a renovação de uma parceria fundamental para o futuro da América do Sul. Assinamos 19 acordos, muitos com impacto direto em nossas relações econômico-comerciais, como agricultura, combate às mudanças climáticas, turismo, ciência e tecnologia e combate às desigualdades. Quando há bom diálogo político entre os países, o comércio e os investimentos florescem, gerando renda, emprego e inovação”, reforçou.

O encontro empresarial é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). A expectativa de investimentos a serem anunciados hoje pode ser a maior até o momento em eventos bilaterais, podendo movimentar R$ 82 milhões, segundo o presidente da Agência, Jorge Viana. “O Brasil também precisa abrir suas portas para a imensa cadeia produtiva que o Chile tem”, disse.

Ainda em seu discurso, Lula fez um balanço das ações e investimentos que incluem a cooperação chilena, além dos acordos firmados, e reforçou os avanços que eles representam. “Com responsabilidade fiscal e compromisso com a redução das desigualdades, o Brasil caminha para ser a oitava economia mundial em 2024”, disse.

Com informações da Agência Gov