Número de roubos de celulares em Manaus atinge menor índice desde 2021, diz SSP-AM

ROUBO DE CELULAR TEM QUEDA HISTÓRICA EM SETEMBRO APONTA SSP AM FOTOS VICTOR LEVY SSP AM
Foto: Victor Levy/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) registrou, em setembro, uma queda histórica no número de roubos de celulares em Manaus. Conforme os dados catalogados pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp), neste período ocorreram 976 casos, uma queda de mais de 60% em relação ao pico da série histórica registrada em 2021, época em que foram contabilizados 2.463 casos.


O resultado é reflexo das ações do Governo do Amazonas, por meio da Polícia Militar (PMAM), que passou a trabalhar com reforço de mais de mil policiais, e de operações da Polícia Civil (PC-AM), que há um ano passou a operar com o Programa RecuperaFone, a partir de ações do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).

A coordenadora do RecuperaFone, investigadora da PC-AM Carolina Kanitz, reforçou que além das operações ostensivas, o Programa tem desempenhado ações educativas com atividades em lojas de venda e assistências técnicas para celulares.

Reduções

Essas iniciativas têm contribuído diretamente para as reduções dos roubos de celulares em Manaus. Conforme os dados do Ciesp, em setembro de 2025 houve uma queda de 42,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 1.687 registrados em 2024, e 976 este ano.

A queda é ainda maior quando comparado os números alcançados em setembro deste ano com o mesmo mês de 2021, quando a capital chegou a registrar 2.463 roubos. Neste caso, a redução alcança um total de 60,37%.

Em anos anteriores, como em 2023, por exemplo, neste mesmo período foram contabilizados 2.311 roubos, em 2022 outros 1.869 casos.

RecuperaFone em números

Desde que foi implementado, em setembro do ano passado, pelo Governo do Amazonas, o Programa RecuperaFone tem contribuído, também, para a recuperação de aparelhos celulares. Desde o ano passado a SSP-AM já recuperou mais de 6,8 mil celulares, sendo que deste total, 2.338 tiveram os donos identificados e mais de 1.500 devolvidos dos proprietários.

Além disso, neste ano foram deflagradas 33 operações, que resultaram na prisão de 102 pessoas em diversas zonas de Manaus.

Com informações da assessoria