Início Cidades Novo Hospital do Sangue passa por fase final de transição física e...

Novo Hospital do Sangue passa por fase final de transição física e administrativa

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza os últimos preparativos para a entrega, pelo Governo do Amazonas, do novo Hospital do Sangue. Junto com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), equipes da SES-AM trabalham nos detalhes do plano de transição física e administrativa entre a unidade antiga e o novo hospital.


Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, muito em breve, o governador Wilson Lima deve anunciar a data de entrega do novo hospital. “Um Grupo de Trabalho coordenado pela SES-AM e o Hemoam atuam no dimensionamento de recursos humanos, logística de equipamentos, infraestrutura operacional, treinamento e qualificação dos profissionais que já vão atuar nessa unidade”, informou a secretária.


Outra etapa importante na preparação para a abertura do hospital, as vistorias para a checagem dos protocolos de vigilância sanitária e hospitalar também já estão sendo realizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS).

A diretora-presidente do órgão, Tatyana Amorim, explica que objetivo é checar se todos os procedimentos estão sendo seguidos, conforme as normas, incluindo controle de infecção hospitalar, núcleo de segurança do paciente e vigilância epidemiológica. “Nossa missão é garantir que os protocolos de vigilância sanitária e hospitalar estejam adequados para que possamos garantir a qualidade na assistência”, disse.

De acordo com a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, o novo hospital será o maior centro de Hematologia e oncohematologia da região Norte. O número de leitos saltará dos atuais 52, para 190. O complexo contará, entre outras estruturas, com UTI adulto e infantil, centro cirúrgico, farmácia 24 horas, centro de imagem com raio x, tomógrafo, ultrassom e ecocardiograma.

“É um grande momento para o Hemoam. A entrega do novo hospital visa ampliar o acesso ao tratamento das doenças do sangue no Amazonas. Além disso, consolidar o Estado como referência no tratamento de doenças oncológicas e hematológicas, como os cânceres do sangue e sistema linfático, precisamente as leucemias, linfomas e mieloma múltiplos”, ressaltou.

Localizado na Avenida Pedro Teixeira, a nova unidade hospitalar precisou receber obras e serviços complementares para adequação, modernização e finalização da infraestrutura predial, com o objetivo de garantir condições plenas de funcionamento, conforto aos usuários e profissionais de saúde e assegurar segurança assistencial, conformidade técnica, operacional e sanitária.

Os serviços realizados pela SES-AM incluíram áreas como UTI, Centro Cirúrgico, enfermarias e ambulatório, abrangendo adequações arquitetônicas e estruturais, como a construção e instalação de escadas metálicas, de mezaninos, esquadrias, forros e divisórias em vidro; instalações e ajustes de sistemas prediais, como parte elétrica, hidráulica, iluminação e infraestrutura para equipamentos assistenciais; implantação e adequação de ambientes de apoio, como almoxarifado, cozinha, salas de espera e áreas técnicas; instalação de equipamentos específicos na UTI e centro cirúrgico, como estativas hospitalares, elevador de carga e mobiliário técnico; serviços de acabamento, com pintura, fechamento de áreas e ajustes finais para padronização e funcionalidade dos espaços.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com