
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) implantou uma nova tecnologia para melhorar o diagnóstico e o tratamento de doenças malignas do sangue. Trata-se do Cellavision, um analisador digital de morfologia celular que automatiza a leitura de lâminas de hemograma. A tecnologia agora presente no Hemoam é inédita na rede pública da região Norte do país. A inauguração do novo equipamento aconteceu no dia 18 de junho.
Com capacidade de análise de 96 lâminas por hora, o novo aparelho garante mais agilidade, precisão e qualidade aos resultados de exames oncológicos. Essa tecnologia, já consagrada no Brasil, em especial em grandes hospitais e laboratórios privados, inaugura nos serviços públicos da região Norte as mais avançadas tecnologias de diagnóstico de doenças hematológicas.
A secretária executiva adjunta de assistência da SES-AM, Mônica Melo, destacou que a nova tecnologia proporciona um avanço significativo para o diagnóstico e tratamento de hematologia e oncologia no estado.
A solenidade de inauguração também contou com a presença de lideranças da “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, entidade responsável pela doação dessa e de outras tecnologias essenciais para a assistência oncohematológica do Hemoam, por meio do projeto “Mãos que Ajudam”, do Instituto do Câncer Infantil (ICI).
A diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, agradeceu pelas doações e explicou como os novos equipamentos melhorarão e ampliarão os atendimentos e serviços oferecidos pela instituição de saúde estadual.
Novos equipamentos
Além do Cellavision, o Hemoam também passa a contar com um citômetro de fluxo de 12 cores, que proporcionará maior precisão e agilidade nos exames de Imunofenotipagem e na detecção da Doença Residual Mínima (DRM).
O novo equipamento tem capacidade de analisar simultaneamente múltiplos marcadores celulares e possibilita uma caracterização detalhada das células presentes no sangue, medula óssea e outros tecidos, mesmo em quantidades extremamente pequenas.
Também passam a fazer parte das estruturas do Hemoam dez ventiladores pulmonares, essenciais no serviço de UTI Pediátrico para pacientes com diagnóstico de oncohematologia. O equipamento fornece suporte respiratório fundamental, ajuda a reduzir a insuficiência respiratória e melhora a oxigenação, permitindo que os pacientes recebam o tratamento necessário para sua recuperação.
Com informações da assessoria