
O governador do Amazonas, Wilson Lima, em parceria com o Consulado do Japão em Manaus, inaugurou, na quarta-feira (23), a Cozinha Escola da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). A nova estrutura tem como foco principal oferecer capacitações na área de alimentação para idosos, promovendo hábitos saudáveis e oportunidades de qualificação profissional.
“O Amazonas tem uma relação muito longeva com o Japão. Essa era uma ideia antiga e agora conseguimos concretizar esse sonho que é oferecer cursos da culinária amazônica e da culinária japonesa. Aqui os idosos vão ter a oportunidade de aprender, vão ser certificados de forma gratuita, com a possibilidade de, a partir daqui, começarem a empreender”, afirmou o governador Wilson Lima durante a entrega do espaço.

A parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da FUnATI, e o governo japonês, conta com apoio financeiro do Programa de Assistência a Projetos Comunitários (APC), mantido pelo governo japonês.
Participaram da cerimônia o cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa; o deputado estadual, Abdala Fraxe; o vereador Diego Afonso; o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro; o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque; além do defensor público Marcelo Pinheiro, coordenador do Núcleo de Atendimento e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Defensoria Pública.
A presença do cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, durante a inauguração, reforçou o estreitamento das relações entre o governo estadual e o consulado japonês, que já vem sendo consolidado em outras frentes de cooperação, especialmente nas áreas de educação e infraestrutura.
Cozinha Escola
A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos alunos da FUnATI por meio da educação alimentar, com enfoque na autonomia financeira dos idosos. A previsão é de que, no segundo semestre de 2025, sejam realizados oito cursos, com até 15 alunos por turma e carga horária de 40 horas por curso. O espaço físico possui cerca de 90 metros quadrados e conta com uma cozinha equipada, depósito e dois vestiários, prontos para receber turmas nos turnos da manhã e tarde.

A Cozinha Escola irá ofertar cursos e oficinas de culinária com temáticas voltadas à realidade local, como a Dieta Amazônica, baseada no livro homônimo do reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, Café Amazônico e Panificação, com aulas práticas sobre o preparo de pães e pizzas. Além disso, também estão programadas aulas voltadas para a gastronomia do Japão.
A ação integra as estratégias do Governo do Amazonas de fortalecimento das políticas públicas para o envelhecimento saudável, além de ampliar o acesso da população idosa à capacitação profissional e ao empreendedorismo. Os cursos serão ministrados por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Lazer da fundação.

Parcerias
Além da Cozinha Escola, o Governo do Amazonas mantém parcerias com o Japão em outras áreas. No campo educacional, por exemplo, o estado conta com ensino bilíngue em duas escolas estaduais: a EETI Professor Djalma da Cunha Batista e a EETI Professor Jacimar da Silva Gama. Também foi inaugurada, em 2024, uma quadra esportiva na Escola Estadual Cívico-Militar Professor Nelson Alves Ferreira.
Com informações da assessoria





