“Fui olhando pro outro lado e vi um negócio amarelo brilhando. Num momento pensei que era uma sujeira”. Foi assim que o estudante de 12 anos, Álvaro Henrique Dias Freire, encontrou uma pepita de ouro em uma mina desativada em São João Del Rei (MG). O adolescente é de Carmo do Rio Claro (MG) e estava em excursão com a escola onde estuda.
Segundo informações do G1, a visita à Mina de Ouro Tancredo Neves aconteceu como parte da programação de aulas do Instituto de Educação e Cultura de Carmo do Rio Claro. Cerca de 41 alunos embarcaram na jornada.
“O guia Giovane estava falando e eu comecei a olhar para as rochas. Atrás dele tinha uma mão de marca de barro que alguém deve ter encostado lá e sujado a mão. Aí eu fui olhando pro outro lado e vi um negócio amarelo brilhando. Num momento pensei que era uma sujeira, mas na hora que perguntei pra ele [guia] e ele disse que era ouro fiquei muito feliz”.
Ainda conforme o G1, a mina, segundo o responsável, está desativada há 50 anos. Atualmente ela é aberta apenas para visitação turística e não é explorada mais. A pepita encontrada pelo Álvaro foi uma surpresa.
“No momento eles não acreditaram, mas na hora que o guia Giovane falou que era ouro, todo mundo ficou surpreso, perguntando se era verdade que era um ouro mesmo”.