
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), iniciou, na segunda-feira (25), o atendimento no Mutirão da Cidadania para a emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de todas as zonas de Manaus. O objetivo é garantir cidadania, por meio do acesso facilitado ao novo documento.
O atendimento segue até dia 5 de setembro, e é voltado para quem já havia realizado o agendamento, no dia 20 de agosto, nos Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no bairro Compensa; Teonízia Lobo, no Amazonino Mendes e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no Nova Cidade.
De acordo com a Sejusc, foram distribuídas, previamente, mais de 5 mil senhas individuais e intransferíveis para emissão da CIN. O atendimento para emissão do documento está sendo realizado pela SSP-AM, por meio do IIACM, nos PACs de todas as zonas de Manaus.
Carteira de Identidade Nacional
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz avanços em segurança e praticidade para os cidadãos. Entre as novidades está a inclusão de dados de diferentes documentos pessoais, verificáveis na versão digital, o que pode facilitar o atendimento do cidadão em outras repartições, como educação, saúde e trabalho.
O Amazonas é o segundo estado da região Norte que mais emitiu a CIN. Desde o lançamento da nova carteira, em abril de 2023, foram emitidas mais de 760 mil, o que representa alcance de cerca de 18% da população amazonense, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Somente nos seis primeiros meses de 2025, o Estado já emitiu mais de 78 mil novas carteiras.
Com informações da assessoria





