Municípios afetados pela seca no Amazonas ganham reforço em medicamento

foto: Diego Peres

O governador Wilson Lima anunciou, na terça-feira (10), o recebimento de kits de medicamentos de assistência farmacêutica do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para atender moradores de municípios afetados pela estiagem. Os insumos recebidos pelo estado somam mais de 40 mil itens e têm capacidade para dar assistência a 13,5 mil pessoas.

Os kits contêm remédios como amoxicilina, paracetamol, omeprazol, ibuprofeno, entre outros, além de insumos como ataduras, hipoclorito de sódio, seringas e máscaras.

O secretário de estado de Saúde, Anoar Samad, enfatizou que o Governo do Amazonas está preparado para dar assistência às populações impactadas pela descida dos rios. “Temos três vertentes que precisam de atenção. A primeira é a vigilância. Até o momento, não temos nenhuma notificação de vigilância, nenhuma outra doença associada que gere preocupação. A segunda é o transporte de pacientes de UTI aérea. Temos uma estrutura montada pelo Comitê, pela Defesa Civil e pela Casa Militar, e não temos nenhum problema devido à estiagem no transporte desses pacientes. E a terceira vertente é o aporte de medicamentos”, explicou Samad ao destacar que o Ministério da Saúde tem ajudado quando há necessidade de reforçar kits de calamidade.