Início Brasil Mulheres participam pela primeira vez da seleção complementar do Exército Brasileiro em...

Mulheres participam pela primeira vez da seleção complementar do Exército Brasileiro em 2025


O Exército Brasileiro inicia nesta quarta-feira (4) a Seleção Complementar do Alistamento Militar Inicial, etapa crucial para a incorporação de jovens às fileiras da força terrestre em 2025. Pela primeira vez na história, mulheres participam ativamente deste processo seletivo, marcando um avanço significativo nas políticas de inclusão e diversidade da instituição.


Em todo o território nacional, mais de 33 mil jovens realizaram o alistamento inicial em 2025. Deste total, mais de 260 mil candidatos, homens e mulheres, foram convocados para a seleção complementar. Na capital federal, Brasília, mais de 900 jovens do sexo feminino foram chamadas para participar desta fase, que ocorre no Setor Militar Urbano (SMU).


Etapas da Seleção Complementar

Durante a seleção complementar, as candidatas passarão por rigorosos processos de avaliação, incluindo revisão médica e odontológica, exames de aptidão física e avaliações de habilidades específicas. Entrevistas individuais também fazem parte do processo, seguindo os mesmos critérios aplicados aos candidatos do sexo masculino e conforme a legislação vigente.

Incorporação e Oportunidades

Os jovens, homens e mulheres, que forem considerados aptos serão incorporados às fileiras do Exército em março, quando terão início as atividades de formação militar. A participação no serviço militar é vista como uma oportunidade de aproximar os jovens da instituição, promovendo valores como cidadania, disciplina e patriotismo.

O Exército Brasileiro planeja incorporar um total de 1.010 mulheres em todo o país, sendo 182 delas na capital federal, demonstrando o compromisso com a ampliação da presença feminina nas Forças Armadas e a valorização do potencial das mulheres na área de defesa nacional.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com