Meta do Hemoam é coletar 700 bolsas de sangue para suprir demanda no Carnaval

Hemoam Meta é coletar bolsas de sangue antes do carnaval Foto Leonardo Mota
Foto: Leonardo Mota/Hemoam

Com a meta de coletar 700 bolsas de sangue, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) intensifica as campanhas de doação para garantir estoques seguros durante o Carnaval na Floresta 2025. A estratégia envolve mobilização social, eventos e a presença do Bloco do Vampirão no Sambódromo, reforçando a conscientização sobre a importância da doação voluntária.


Bloco do Vampirão no Sambódromo

No sábado de carnaval (1º de março), o Bloco do Vampirão irá desfilar na passarela do Sambódromo de Manaus, junto ao Bloco da Saúde. O grupo será o responsável por abrir a noite de apresentações das Escolas de Samba do Grupo Especial, levando a mensagem de conscientização sobre a doação de sangue.

A concentração será a partir das 16h, no estacionamento do Hemoam, com desfile previsto para 18h. O tema do bloco em 2025 é “Doe Sangue, espalhe amor”. Servidores do Hemoam, doadores regulares e familiares de pacientes participarão do evento.

Queda na doação e aumento da demanda

De acordo com a gerente de captação de doadores do Hemoam, Nívia França, há uma histórica redução de 30% no número de doadores durante o carnaval. Em contrapartida, a demanda por transfusões aumenta significativamente, principalmente devido a acidentes e emergências médicas.

“São cinco dias de queda no comparecimento, então, a gente tem uma preocupação em criar essas estratégias para mobilizar o maior número de doadores antes do carnaval. Precisamos desse estoque de segurança para atender às urgências”, destacou a gerente.

Horários de funcionamento no Carnaval

Para atender à demanda e facilitar a doação, o Hemoam funcionará em regime especial:

  • Sábado (1°): das 7h às 18h
  • Segunda-feira (3): das 7h às 18h
  • Terça-feira (4): fechado
  • Quarta-feira de Cinzas (5): das 13h às 18h

O Hemoam está localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, bairro Chapada. Quem deseja doar pode comparecer ao local dentro dos horários indicados.

Com essas estratégias, o Hemoam busca garantir um estoque seguro de sangue e conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária, especialmente em um período de grande movimentação e aumento de demandas hospitalares.