A Prefeitura de Manaus, em parceria com o governo do Estado, inicia nesta segunda-feira, 10, o período de matrículas da rede pública de ensino, com a reserva de vagas para novos estudantes com deficiência, além de transferências de alunos com deficiência que já fazem parte de escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Estarão disponíveis mais de 67 mil vagas no site https://www.matriculas.am.gov.br/ para as unidades de ensino da rede municipal.
Desse total de novas vagas, 29.090 mil são para a educação infantil e 30.476 mil, para o ensino fundamental. Para Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão 7.714 mil vagas e, na educação especial, 434 vagas, com uma taxa de crescimento de 8,9%.
A gerente de matrículas da Semed, Darlene Liberato, reforça que, após a reserva feita, o pai ou responsável terá cinco dias úteis para confirmar a matrícula, passado esse período, a vaga voltará para o sistema e o responsável terá que fazer uma nova reserva para o filho.
“A partir do dia 10, nós já estamos com matrículas para alunos novos com deficiência, então o pai fique atento, porque é tudo pelo site, ele faz a inscrição e a reserva de vaga. Ele só precisa ir à escola, quando estiver com a reserva de vaga feita, com os documentos para confirmar a matrícula”, completou Darlene.
Documentação
Para a confirmação da matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade original, guia de transferência, histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade.
Para os alunos maiores de 18 anos, de qualquer modalidade de ensino, será obrigatória a apresentação de comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula); cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.
Cadastro de novos alunos
Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro.
Pela internet, os pais ou responsáveis precisam preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato. Após encerrar o procedimento no portal, a unidade de ensino escolhida irá confirmar a matrícula. Os documentos deverão ser apresentados no prazo indicado no sistema. As matrículas para novos alunos com deficiência acontecem nos dias 10/1 e 11/1. Para os demais estudantes o processo será nos dias 17/1 e 18/1.
A solicitação da transferência para alunos com deficiência será nos dias 10 e 11 de janeiro. Para os demais alunos, a transferência será nos dias 12 e 13 de janeiro.
Para o tempo integral e escolas militares, as vagas estarão disponíveis no site, conforme o calendário de matrículas. Todos os que tiverem interesse estarão sujeitos à disponibilidade das vagas no site. Não serão trabalhados editais de maneira separada, e as vagas ficarão disponíveis para o público geral.
Alunos retardatários
Para quem perdeu os prazos em todas as solicitações, poderá ser realizado no dia 19 de janeiro, estando sujeito à disponibilidade de vagas na unidade escolhida.
Com informações da assessoria