Até o meio-dia desta terça-feira (17/01), foram realizadas 28.294 transferências nas unidades de ensino das redes públicas do Estado e dos municípios de Manaus e Iranduba. Desse total 85% das solicitações foram feitas pela internet, via site matriculas.am.gov.br. Os dados são da empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam).
Do total de transferências, 16.553 foram solicitadas para a rede estadual de ensino e 11.517 para as escolas municipais de Manaus. Também foram reservadas 224 vagas para escolas municipais de Iranduba.
Segundo o diretor-técnico da Prodam, Maurício Mizobe, no momento em que o sistema foi liberado, à 0h desta quarta, mais de 9 mil pessoas estavam conectadas no site www.matriculas.am.gov.br.
“O pico de reservas aconteceu logo no primeiro minuto após a liberação do sistema, quando 4.303 reservas foram realizadas”, afirmou Mizobe.
De acordo com a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, os responsáveis pelos alunos, assim como os estudantes maiores de 18 anos, precisam ficar atentos aos prazos para confirmar a matrícula na escola solicitada, durante o procedimento de transferência.
“Para a confirmação de matrículas, é dado o prazo de 3 dias úteis para apresentação da documentação na unidade de ensino escolhida. Todos os documentos necessários estão disponíveis no site de matrículas e nas nossas redes sociais. As dúvidas poderão ser sanadas por meio do Seduc Atende, por meio do telefone: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050 e do e-mail: [email protected]”, finalizou a secretária.
A secretária municipal de educação, Dulce Almeida, chama a atenção para o período de transferência nas unidades de ensino, que segue até esta quinta-feira (19/01), pois é fundamental que os pais ou responsáveis não percam as datas para o devido procedimento.
“É muito importante não perder o prazo da transferência, que pode ser feita diretamente no site matriculas.am.gov.br ou na escola escolhida, em caso de quem não tem acesso à internet. A Semed está à disposição para qualquer dúvida, através do e-mail: [email protected]”, ressaltou a titular da Semed.
Segurança
Logo nos primeiros minutos após a liberação do site Matrículas Amazonas, a equipe técnica da Prodam detectou lentidão e momentos de intermitência do site, ocasionados por um aumento no consumo de processamento dos equipamentos de segurança, devido à aplicação de novas regras para atendimento da Lei Geral de Proteção de Proteção de Dados (LGPD).
Imediatamente, a equipe da Prodam realizou os ajustes de níveis de segurança necessários, de modo a permitir o maior número de acessos simultâneos, sem comprometer a segurança da operação.
A partir da 1h40, o acesso ao site foi normalizado. Até às 9h da manhã desta terça-feira (17/01), mais de 22 mil transferências já haviam sido realizadas.
Calendário
O período de transferência para as unidades de ensino da rede pública segue até a próxima quinta-feira (19/01). E à 0h de sexta-feira (20/01), tem início a matrícula para novos alunos.
Com informações da assessoria