Maternidade Dr. Moura Tapajóz pede ajuda para aumentar estoque de leite materno

foto: Artur Barbosa

O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), está com o menor número de doadoras ativas registrado nos últimos anos e com seu estoque em nível crítico. Após celebrar o recorde de doação de leite humano em agosto deste ano, quando mais de 18 mil mililitros foram doados em apenas uma semana durante a campanha do Agosto Dourado, o “Cantinho da Amamentação” da MMT apresentou queda expressiva no número de doadoras nos últimos meses.

A situação se torna mais alarmante em razão da proximidade tanto das festas de fim de ano como das férias, períodos em que todos os anos já acontece uma diminuição natural do número de doações. A preocupação é não deixar de abastecer os recém-nascidos que estão na UTI da maternidade e que necessitam do leite materno. Cada 300 mililitros de leite sustentam, em média, um recém-nascido por dia.

A coleta domiciliar pode ser agendada pelo telefone (92) 99240-8080 (somente mensagem de Whatsapp), de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou a doação pode ser realizada presencialmente na própria sede da maternidade, localizada na avenida Brasil, n° 1.335, bairro Compensa 1, todos os dias, das 8h às 17h.

Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, a RDC Nº 171.

Com informações da Prefeitura de Manaus