Maternidade Ana Braga será centro de referência em métodos contraceptivos de longa duração

Maternidades da SES Foto Evandro Seixas ()
Foto: Evandro Seixas

A Maternidade Ana Braga, localizada na zona Leste de Manaus, passa a atuar como Centro de Referência na rede estadual de saúde para a ampliação do uso de métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARC, sigla em inglês para Long-Acting Reversible Contraceptives). A iniciativa busca garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, reduzir a mortalidade materna e prevenir gestações não intencionais.


Capacitação dos profissionais

Os profissionais da unidade estão sendo treinados até quinta-feira (20) para a aplicação dos LARCs, incluindo o Dispositivo Intrauterino (DIU). O curso, iniciado na terça-feira (18), é promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA).

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a estratégia de ampliação do uso desses métodos é uma iniciativa nacional que visa fortalecer a autonomia das mulheres sobre suas escolhas reprodutivas. “Garantimos acesso a um método seguro e eficaz, contribuindo diretamente para a saúde pública”, ressaltou.

Expansão para todo o Amazonas

Os profissionais da Maternidade Ana Braga serão multiplicadores da estratégia, expandindo a iniciativa para os 61 municípios do interior. Na capital, a Unidade de Saúde da Família (USF) Armando Mendes, na zona Norte, atuará como referência para a atenção básica.

A secretária executiva adjunta de Políticas de Saúde (SEAPS), Nara Esquivel, destaca a importância da capacitação. “Os médicos e enfermeiros da unidade estão sendo preparados para treinar profissionais de outras maternidades e unidades de saúde, fortalecendo o serviço em todo o estado e ampliando o acesso aos LARCs para as mulheres amazonenses”, afirmou.

O diretor da maternidade, Edilson Albuquerque, reforça que a nova estratégia beneficiará especialmente as adolescentes em situação de vulnerabilidade. “A prevenção da gravidez precoce e a redução da mortalidade materna são alguns dos principais impactos esperados”, destacou.

Vantagens dos LARCs

Os contraceptivos reversíveis de longa duração são altamente eficazes, pois sua manutenção não depende da usuária ou da intervenção frequente de um profissional de saúde. Além disso, apresentam altos índices de satisfação e adesão entre as usuárias.

Os LARCs são recomendados para todas as mulheres que desejam um método contraceptivo seguro, incluindo adolescentes, mulheres que nunca engravidaram, no pós-parto ou pós-aborto, e aquelas com comorbidades que contraindiquem o uso de métodos contendo estrogênios.

Como acessar o serviço

A inserção do DIU é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e do interior, enquanto as maternidades estaduais oferecem o método no pós-parto. As interessadas podem buscar orientação nas unidades de saúde mais próximas para garantir acesso ao método contraceptivo adequado para seu perfil.