Maternidade Ana Braga adota exame indolor e rápido para icterícia neonatal

SES AM NOVO BILIRRUBINOMETRO MATERNIDADE ANA BRAGA FOTOS EVANDROSEIXAS SES AM ()
Foto: Evandro Seixas/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) implementou um novo procedimento para o diagnóstico de icterícia neonatal na Maternidade Ana Braga, localizada na zona Leste de Manaus. Com a adoção do bilirrubinômetro transcutâneo, o exame passa a ser realizado de maneira não invasiva, indolor e extremamente ágil, garantindo maior conforto para os recém-nascidos e eficiência no atendimento.


Tecnologia de ponta para um diagnóstico mais rápido

O novo equipamento possibilita a identificação imediata da icterícia, sem necessidade de coleta de sangue. Antes, os exames laboratoriais levavam cerca de duas horas para serem concluídos. Agora, com o bilirrubinômetro transcutâneo, o resultado sai em segundos.

A tecnologia faz parte do pacote de mais de 100 novos itens entregues pelo Governo do Amazonas à maternidade, incluindo equipamentos modernos e mobiliários essenciais para aprimorar o atendimento.

Benefícios para a Maternidade Ana Braga

Além do bilirrubinômetro transcutâneo, a unidade recebeu equipamentos como:

  • Mobiliários para leitos;
  • Carro de anestesia;
  • Foco cirúrgico móvel;
  • Cardiotocógrafos (monitoram os batimentos cardíacos do feto ainda no útero);
  • Aparelhos de fototerapia;
  • Berços aquecidos;
  • Câmara de conservação e de sangue;
  • Centrífuga, entre outros.

Com a chegada desses novos equipamentos, será possível abrir mais uma sala de cirurgia e equipar setores críticos, como a sala de emergência, sala de alto risco e agência transfusional. “Isso ampliará a oferta de serviços na Maternidade Ana Braga, tornando a assistência ao parto ainda mais eficiente”, ressaltou Nayara Maksoud.

Icterícia neonatal: causas e tratamento

A icterícia neonatal é uma alteração hepática que afeta 60% dos recém-nascidos no Brasil, sendo causada pelo acúmulo de bilirrubina, resultando em uma coloração amarelada na pele.

O diretor da maternidade, Edilson Albuquerque, explicou que a nova tecnologia trará impactos positivos na rotina hospitalar, eliminando a necessidade de coleta de sangue para diagnóstico, além de agilizar a liberação médica dos bebês.

Tratamento mais eficiente

Além da rapidez no diagnóstico, o tratamento da icterícia neonatal também foi aprimorado com a aquisição de dois novos aparelhos de fototerapia e cinco radiômetros.

A fototerapia é o principal tratamento para icterícia, utilizando luzes especiais para reduzir os níveis de bilirrubina no sangue do bebê. Já os radiômetros garantem o monitoramento da intensidade e qualidade da luz aplicada.

Impacto na assistência neonatal

Com essa inovação, a SES-AM fortalece a rede pública de saúde, garantindo atendimentos mais eficazes e humanizados. O investimento reflete o compromisso do governo em modernizar os serviços e melhorar o suporte às mães e bebês no Amazonas.