Marcas suspendem patrocínio de Gabriel Monteiro após campanha nas redes sociais

Uma campanha destinada a retirar patrocínio das redes sociais do vereador do Rio Gabriel Monteiro (sem partido) já tem o apoio de pelo menos dez marcas. O parlamentar tem cerca de 6 milhões de seguidores no Youtube e 6,9 milhões no Facebook. Suas postagens acumulam até 50 milhões de visualizações.A campanha #DesmonetizaGabrielMonteiro é encabeçada pela Sleep Giants Brasil, movimento contra o financiamento de discursos de ódio e de fake news. Com informações do IG.

Terceiro vereador mais voltado do Rio (com 60.326 votos), Gabriel Monteiro é alvo de uma série de acusações e polêmicas. Neste domingo, o “Fantástico”, da TV Globo, mostrou imagens em que o parlamentar instrui uma criança a falar que estava com fome.

Segundo Leonardo Leal, diretor jurídico da Sleep Giants Brasil, das 15 empresas já contactadas, nove já responderam aderindo à campanha que, segundo ele está só começando. Ele disse que esse é um “trabalho de formiguinha”, que para surtir o efeito desejado precisa atingir de cem a 200 marcas e dura em média dois meses.

“Não basta tirar as principais, que dão lucro (para o canal) e elas irem sendo substituídas por outras. O objetivo é conseguir o maior número possível (de adesões)”, disse.

Leonardo Leal disse que a Sleep Giants Brasil já vinha monitorando, com preocupação, as redes do vereador há algum tempo, pela exacerbação da propagação de discursos de ódio e transfobia. Informou que a ideia da campanha se deve a três fatores: propagação de conteúdo nocivo, comportamento desinformativo e odioso, além de grande alcance de suas publicações.

“Quanto mais ele produzir (esse tipo de conteúdo) mais vai ganhar. Nossa lógica é desmonitizar o conteúdo, para que ele pare de ganhar dinheiro com isso”, explicou.

De acordo com cálculos feitos pelo especialista em marketing na internet, Thiago Martins, a pedido do GLOBO, um influenciador com o número de seguidores e de visualizações que Gabriel Monteiro possui pode arrecadar com suas postagens até R$ 400 mil, por mês. O especialista estima que a receita anual por atingir R$ 5,6 milhões.

Thiago Martins expllica que o montante varia muito e depende da quantidade de posts patrocinados. Mas, tomando como exemplo uma única postagem que teve cerca de 12 milhões de visualizações, ele acredita que apenas esse vídeo, de 8,5 minutos e que mostra o vereador acompanhando policiais na visita à casa de um homem acusado de maus tratos a animais, pode ter gerado R$ até R$ 22 mil.

Em resposta à Sleep Giants Brasil, a Buser publicou numa rede social que estava ciente “do ocorrido, nosso time já excluiu o canal da nossa lista de anúncios, e juntos com nosso time responsável vamos atualizar a lista de contas de acordo com nossa conduta”. A postagem, feita na tarde de quarta-feira, acumula mais de 4 mil curtidas até as 8h desta quinta-feira. A assessoria de imprensa da empresa confirmou o bloqueio da Buser às contas de Gabriel Monteiro.

A Estácio também aderiu à campanha e informou que não compactua “com nenhum tipo de violência. Já encaminhamos para o setor responsável retirar os anúncios”.