
A cidade de Manaus contará com um novo Centro de Referência para Ampliação do Uso de Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração (LARC), com foco na oferta de Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre e implante subdérmico. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU), com o objetivo de ampliar o acesso aos métodos contraceptivos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Capacitação e implantação
A implantação do Centro de Referência ocorrerá entre os dias 18 e 20 de fevereiro, quando 10 médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão capacitados por especialistas do Ministério da Saúde. A formação acontecerá na Maternidade Ana Braga, localizada na zona Leste da capital.
De acordo com Lúcia Freitas, chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, essa ação do Ministério da Saúde reforça as estratégias já adotadas pela Prefeitura de Manaus para ampliar o acesso aos métodos contraceptivos na Atenção Primária à Saúde (APS).
“Com a implantação do LARC, será possível ampliar o Planejamento Reprodutivo, tanto como um direito da população, quanto como uma medida eficiente na redução da gestação não programada e do óbito materno, especialmente entre mulheres em situação de alta vulnerabilidade social”, destacou Lúcia.
Impacto e expansão do acesso
Pesquisas indicam que o acesso a métodos contraceptivos eficazes pode reduzir a mortalidade materna em até 35%. No Brasil, 55% das gestações não são planejadas, segundo dados do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Manaus tem investido continuamente no planejamento reprodutivo. Em 2023, as Unidades de Saúde da Família (USFs) realizaram 1.172 inserções de DIU, mais que o dobro das 457 inserções realizadas em 2022. Além disso, a Maternidade Moura Tapajóz também contribuiu com 828 inserções de DIU no último ano.
O novo Centro de Referência será implantado na Unidade Saúde da Família (USF) Armando Mendes, no bairro Cidade Nova, zona Norte. Essa unidade será a base para a capacitação e multiplicação de profissionais na rede pública.
Formação de multiplicadores
Para consolidar a iniciativa, a Semsa e o Ministério da Saúde trabalharão na formação de multiplicadores. A capacitação técnica incluirá temas como:
- Saúde sexual e saúde reprodutiva;
- Métodos contraceptivos disponíveis no SUS;
- Uso de insumos pedagógicos para capacitação contínua;
- Elaboração de um plano de ação para ampliação do serviço.
Os insumos pedagógicos serão fornecidos pelo UNFPA/ONU, enquanto o Ministério da Saúde garantirá apoio técnico contínuo para a implementação e consolidação do projeto.
Serviços contraceptivos em Manaus
A Semsa Manaus já oferece diversos métodos contraceptivos à população, incluindo:
- Preservativos internos e externos, disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
- Contraceptivos orais e injetáveis;
- Inserção do DIU em 33 unidades de saúde;
- Contracepção de emergência (pílula do dia seguinte), recomendada para situações excepcionais.
Além disso, no dia 19 de fevereiro, será realizada uma visita técnica à USF Armando Mendes, onde será estruturado um plano preliminar de implementação do serviço. O cronograma se encerrará no dia 20 de fevereiro com a finalização da estratégia local de formação.





