Manaus se torna a primeira capital da região Norte a ter ônibus elétrico

foto: João Viana

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou nesta segunda-feira (4) o primeiro ônibus 100% elétrico da região Norte. O veículo, batizado de “PreservAR”, irá funcionar na linha 125, que atende a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O ônibus tem carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O-500 U e ar-condicionado. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.

A escolha da linha 125 para o primeiro veículo tem a ver com a parceria firmada entre a Prefeitura de Manaus e a Ufam. Durante os próximos meses, os alunos da unidade de ensino realizarão um estudo que indicará os benefícios da implementação do veículo elétrico no sistema de transporte coletivo da cidade.

O veículo elétrico é um passo importante para a mobilidade urbana sustentável em Manaus. Ele não emite gases poluentes, como os ônibus a diesel, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar e redução do efeito estufa.