Manaus registra 22 autuações em operação contra circulação irregular de caminhões

operação IMMU
Foto: Divulgação/IMMU

Na manhã desta quarta-feira (23), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou uma operação de fiscalização voltada a veículos pesados que circulam em áreas com restrição de tráfego na capital. A ação ocorreu na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, e teve como objetivo garantir o cumprimento das normas estabelecidas para caminhões e demais veículos de grande porte.


Durante a operação, os agentes do IMMU autuaram 22 veículos, sendo 13 infrações específicas para caminhões que circulavam fora do horário permitido. Outras nove autuações foram aplicadas a veículos diversos que também apresentavam irregularidades.

O foco principal da fiscalização foi verificar o horário de circulação dos caminhões e suas condições físicas, prezando pela segurança no trânsito e fluidez nas vias mais movimentadas da cidade.

Entenda a Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC)

A ZMRC é uma medida adotada pela Prefeitura para organizar o tráfego e preservar a integridade de motoristas e pedestres em áreas de grande fluxo. A zona engloba avenidas importantes da cidade, como:

  • Constantino Nery

  • Djalma Batista

  • Mário Ypiranga Monteiro

  • Maceió

  • Umberto Calderaro Filho

  • Além de trechos de mais dez ruas no centro da cidade

A circulação de veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas é proibida nos horários de 6h às 9h e de 17h às 20h. Já para os com PBT acima de 16 toneladas, a restrição vale das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Multa e penalidades

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular fora das normas estabelecidas é considerada infração grave, resultando em cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

A circulação fora do horário só é permitida mediante Autorização Especial de Tráfego (AET), que deve ser solicitada pelas empresas ou proprietários no setor de Atendimento do IMMU (avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A autorização passa por análise técnica da diretoria de Engenharia e tem prazo de validade, sendo obrigatória sua renovação após o vencimento.