Manaus recebe pela primeira vez apresentação oficial do Festival Folclórico de Barreirinha

touro branco e preto
Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Pela primeira vez, Manaus recebe uma apresentação oficial do Festival Folclórico de Barreirinha, um dos eventos culturais mais tradicionais do interior do Amazonas. O lançamento oficial dos espetáculos dos touros Branco e Preto acontece neste sábado (9), a partir das 18h, no Largo de São Sebastião, com acesso gratuito ao público. O projeto é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A ação marca a abertura do 35º Festival Folclórico de Barreirinha, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto. A apresentação na capital tem grande significado para os representantes das agremiações folclóricas. “É a primeira vez que o nosso Touro Preto vem à capital mostrar a cultura de Barreirinha. Estamos preparando uma apresentação cheia de novidades, emoção e tradição”, afirma Nil Beltrão, presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Touro Preto.

A história do Festival

O Festival Folclórico de Barreirinha teve início oficialmente em 1980, mas sua origem está ligada às brincadeiras de boi que surgiram na cidade a partir da década de 1930, inspiradas nas manifestações de Parintins. Em 1978, o Mestre Benedito Carneiro levou pela primeira vez um boi para brincar nas ruas do município, tradição que mais tarde deu origem ao Touro Branco. Em 2001, a agremiação adotou oficialmente esse nome.

E o Touro Preto tem origem ainda mais antiga, datada de 1938, quando Paulo dos Santos Beltrão, após assistir ao ensaio do Boi Caprichoso, levou a brincadeira para Barreirinha. Assim como o boi vermelho, o bumbá azul também adotou nova identidade em 2001, com a criação da Associação Folclórica Boi-Bumbá Touro Preto.

Desde 2005, o festival passou a contar com disputa técnica, com jurados especializados. O Touro Branco foi o primeiro campeão da nova fase e soma seis títulos. O Touro Preto lidera com sete vitórias. Mais do que uma competição, o Festival dos Touros é uma celebração da identidade cultural do povo barreirinhense, que une gerações em torno da arte, da música e da tradição popular.

Com informações da assessoria