Manaus passa a ofertar vacinação contra HPV em dose única para jovens de 9 a 14 anos

foto: Divulgação/Semsa

A Prefeitura de Manaus passa a ofertar a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) em esquema de dose única, em substituição ao esquema em duas doses, seguido até então, para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A mudança segue orientação do Ministério da Saúde, por meio de nota técnica divulgada na segunda-feira (1º), visando o fortalecimento da proteção contra o câncer do colo do útero e outros agravos associados ao vírus.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, assinala que a vacina continua sendo ofertada em 171 salas de vacina da rede pública municipal e também em ações de vacinação nas escolas. “A Semsa também vai realizar a busca ativa de jovens de 9 a 19 anos que não receberam nenhuma dose, seguindo recomendação do Ministério da Saúde”, complementa.

A partir de agora, passarão a receber a dose única da vacina HPV quadrivalente as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, que seguem como público-alvo da estratégia de imunização. Para os grupos prioritários, que incluem pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos e vítimas de violência sexual, será mantido o esquema em três doses, com intervalos de dois e seis meses entre as aplicações.

Para receber a vacina, os usuários devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacinação. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas de um dos pais ou um responsável. A lista completa de salas de vacina da Semsa Manaus, com endereços e horários de funcionamento, pode ser conferida no link bit.ly/SalasVacinaManaus.

Com informações da assessoria