A Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), deu início nesta segunda-feira (25), aos atendimentos on-line e presenciais para as inscrições no Sistema Municipal de Habitação (Simhab).
Segundo o secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves, mais de 15 mil cadastros foram realizados só nas primeiras horas de abertura do sistema. “Depois do cadastrado, entra uma outra parte onde o Conselho Municipal de Habitação, junto com a sua equipe, faz a pré-seleção desses beneficiados. Depois vamos sincronizar as informações se de fato são coerentes e solicitar a documentação dessas pessoas”, enfatizou.
Aberto ao público com o endereço eletrônico simhab.manaus.am.gov.br, o novo sistema permite um cadastro em uma plataforma de fácil entendimento para a população. De acordo com o prefeito David Almeida, com o site não será necessário fazer fila em frente à secretaria para se inscrever nos programas. No entanto, àqueles que não tiverem acesso à internet, a Semhaf disponibilizará uma equipe para atendimento presencial.
A partir da parceria entre os Executivos municipal e federal, 17 mil famílias serão beneficiadas a partir do trabalho desenvolvido na Semhaf. Estão previstas, por ano, 1,2 mil moradias para famílias em área de risco e três mil moradias do “Minha Casa, Minha Vida”. Já no programa municipal “Manaus Minha Casa”, a prefeitura vai beneficiar, no primeiro momento, 252 famílias com unidades habitacionais que sofreram com desabamento, no bairro Jorge Teixeira.