Manaus intensifica cirurgias ortopédicas e ginecológicas e já atendeu mais de 800 pacientes

Foto: Evandro Seixas

O Governo do Amazonas continua com a intensificação de cirurgias ortopédicas e ginecológicas, em unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Iniciada em maio deste ano, a programação extra aos fins de semana de cirurgias ortopédicas já alcançou 860 pacientes. As cirurgias ginecológicas, que iniciaram no final de outubro e acontecem de segunda-feira a sexta-feira, já atenderam 25 mulheres.

As cirurgias ortopédicas extras acontecem na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e nos hospitais e prontos-socorros Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e 28 de Agosto, localizados nas zonas sul, leste e centro-sul de Manaus, respectivamente. Nas três unidades, 35 procedimentos são feitos aos sábados e domingos, além das cirurgias realizadas diariamente nas unidades de urgência e emergência.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a intensificação de cirurgias ginecológicas, que acontece no Instituto da Mulher Dona Lindú, e no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, tem a meta de realizar, até janeiro, 635 procedimentos.

As pacientes contempladas com as cirurgias ginecológicas são aquelas que já possuem agendamento via sistema de regulação. Antes do procedimento, elas passam por uma triagem com consultas ambulatoriais.

Com informações da assessoria