Manaus é a 19ª melhor capital para se viver, revela índice IPS

foto: Elton Viana/Semcom

Na semana passada, foi publicado um relatório inédito sobre o Índice de Progresso Social (IPS) em todas as cidades do Brasil. Esse índice visa medir a qualidade de vida da população em 5.700 municípios do país, destacando aspectos que vão além do simples investimento financeiro nas cidades.

O IPS é uma metodologia internacional que avalia a qualidade de vida com base em três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades. Cada uma dessas dimensões é composta por quatro componentes que, juntos, formam a média final do índice. O diferencial do IPS é que ele não considera o quanto o município está investindo, mas sim os resultados finais em termos de qualidade de vida da população.

Segundo o relatório, Manaus ocupou a 19ª posição entre as capitais brasileiras. A análise da arquiteta e urbanista Melissa Toledo revela insights importantes sobre essa classificação. Para ela, o planejamento urbano é um fator crucial que influencia diretamente a qualidade de vida nas cidades. Municípios que foram cuidadosamente planejados, como Brasília (Distrito Federal), Goiânia e alguns de São Paulo, tendem a ter melhores índices de progresso social.

Com informações da assessoria