
O projeto Mais Vida, presente nos sete Centros de Convivência da capital, tem promovido a socialização e a qualidade de vida para a população de Manaus. A iniciativa, criada pelo Governo do Amazonas e executada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), oferece serviços psicossociais, fisioterapia, atividades esportivas, culturais e de lazer para fortalecer os vínculos sociais e apoiar a saúde dos participantes.
Superação e acolhimento
Após enfrentar um pico de estresse em 2023, o autônomo Gilson Gama da Silva, de 62 anos, sofreu uma paralisia facial, o que o levou a buscar tratamento para recuperar os movimentos do rosto. Foi por meio de um amigo que ele conheceu o projeto Mais Vida, onde encontrou acolhimento e apoio para sua recuperação.
Ele iniciou o tratamento no Centro de Convivência Teonízia Lobo, localizado no bairro Mutirão, e desde então participa ativamente das atividades do projeto. “Não sabia da existência do projeto e assim que cheguei fui muito bem acolhido e cuidado por todos, especialmente o dr. Higson Herculano, que acompanha todo o meu desenvolvimento. São pessoas que tem muito amor pelo próximo. Passei a gostar mais de mim e de me cuidar. Isso é muito bom”, relatou Gilson.

Impacto positivo na comunidade
Atualmente, o projeto conta com mais de 4 mil inscritos, realizando diariamente atendimentos como caminhada orientada, hidroginástica, academia, fisioterapia e outros serviços voltados à saúde e bem-estar.
O fisioterapeuta Higson Herculano, que acompanha Gilson desde o início, explica que o tratamento da paralisia facial incluiu eletroterapia e liberação miofascial. “O tratamento da paralisia facial do seu Gilson foi feito com eletroterapia e liberação miofascial. Hoje, um ano e meio depois dessa ocorrência, ele continua participando do projeto pelo menos duas vezes na semana. Receber o retorno do paciente é gratificante porque vemos que conseguimos ajudar a melhorar a saúde e a vida daquela pessoa”, afirmou.

Como participar do projeto
O Mais Vida atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para se inscrever, basta procurar a secretaria do Centro de Convivência da Família ou do Centro de Convivência do Idoso mais próximo.
Locais de atendimento do Projeto Mais Vida:
- CECF Maria de Miranda Leão – Rua Loris Cordovil, 1 – Alvorada;
- CECF André Araújo – Rua 5, Conjunto Costa e Silva – Raiz;
- CECF Magdalena Arce Daou – Av. Brasil – Santo Antônio;
- CECI Aparecida – Rua Wilkens de Matos – Nossa Senhora Aparecida;
- CECF Padre Pedro Vignola – Rua Tupinambá, 119 – Cidade Nova;
- CECF 31 de Março – Rua 21, 453 – Japiim;
- CECF Teonízia Lobo – Rua Penetração III, quadra 60 – Armando Mendes.

O Projeto Mais Vida continua mudando histórias e proporcionando um atendimento humanizado, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar para a população amazonense.